domingo, 18 de outubro de 2015

Rápidas impressões sobre o estilo Zakka

     Olá!

     Este post não estava previsto - e isso é novidade por aqui!
     Enquanto buscava por imagens inspiradoras para dar pins - porque não vivo sem meus bagunçados painéis do Pinterest -, me deparei diversas vezes com o termo 'zakka'.

     Sejam tutoriais ou fotos de catálogos de lojas virtuais, ao observar o ambiente e os objetos focados com essa tag, isso sempre evocou em mim a sensação de 'felicidade pela simplicidade nos/e pequenos detalhes'.


     Os artigos que você encontrará ao digitar 'zakka' no Duitang, por exemplo, com certeza irão te remeter à tranquilidade, seja pelos designs simples e criativos, pela reutilização de objetos, pelas cores claras e suaves, por um tom de contemplação e satisfação diante do 'ei, eu poderia fazer isso!'.


     Constantemente relacionado ao 'natural', os temas de floresta, praia, campo, souvenirs e memórias da infância são bastante presentes. Não é raro que, provavelmente, você já tenha visto decoração com itens zakka em posts mori girl!


     Quando quis pesquisar para descobrir sobre o significado da palavra para compreender melhor o estilo, visitei alguns espaços brasileiros na internet e percebi que minhas impressões sobre zakka não estavam erradas. Nesta postagem do blog Tofu Studio, por exemplo, 'zakka', palavra de origem japonesa, poderia ser "entendido como 'artigos em geral' ou, melhor ainda, 'miudezas' [...] [sendo assim] O universo Zakka vê nas pequenas coisas e detalhes do dia-a-dia algo esteticamente nobre e elevou muitos objetos aparentemente banais e sem valor ao patamar de objeto de desejo."

   


     Se os temas dos objetos remetem à natureza e nostalgia, os materiais mais encontrados são madeira, palha, vidro, metal e tecidos com tratamento rústico, apresentando-se nas formas de cestas, caixas, utensílios culinários, de  jardinagem, costura, desenho e fotografia.




     Eu não estou certa se zakka pode estar relacionado também a um estilo de vida, mas me passa a impressão de que fazer artesanato, manter coleções, decorar de forma leve, investir na criação pessoal, primar por uma vida calma e positiva, prestando atenção e valorizando os pequenos detalhes, por exemplo, talvez - apenas supondo - poderia configurá-lo/estendê-lo a tal.


     Espero que tenha gostado da postagem!
     Você investiria nesse estilo?


     Até a próxima! ~

11 comentários:

  1. nooossa, eu sempre via esse termo nas lojas japonesas, mas nunca tinha captado exatamente o que era/tinha preguiça de pesquisar muito à fundo. uns anos atrás eu até via sites que usavam elementos desse mesmo estilo. acho um amorzinho, muito singelo, combina mesmo com mori. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Rika, só posso dizer que estou perdidamente apaixonada!
      Fico pensando em quão aconchegante pode ser decorar uma casa nesse estilo! <3

      E muito obrigada pela visita!!!
      Saudadonas do seu blog! ;___; <3

      Excluir
    2. verdade! acho que é também uma boa adaptação pras casas japonesas que não são tão grandes. do contrário, imagino que eles adorariam belos jardins e janelas grandes para entrar luz natural. <3 aquela coisa bem do país mesmo de harmonizar o verde com o progresso.
      fazia muito tempo que eu não visitava ou comentava blogs. :~ e awn! <3 uma pena que tive que deixar em hiatus o meu, tinha ainda muitos posts pra fazer. idéias é que não faltavam!

      Excluir
  2. Quantas coisas fofas! E combinam tanto com mori, essa coisa artesanal com ar de casa da vovó X3
    Eu só não investiria em algo assim pois fico imaginando a limpeza. :X
    Sussurro do Ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que li exatamente isso? "Casa de vovó"? Eu quero muito investir nessa vibe clean e, ao mesmo temo, cheia de significados!

      Nossa, também imaginei a limpeza! Principalmente de coisas em miniatura! xD

      Excluir
  3. Não conhecia o estilo, mas com certeza eu colocaria um pouco disso na decoração da minha casa! Lindinho e muito significativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse estilo combinaria muito com você, Luana!!
      Se um dia se animar, me deixe saber! Vou adorar! <3

      Excluir
  4. Acho lindo esse tipo de decoração, mas não combina muito comigo, sabe? Quem sabe ainda acho um meio termo para glitters e madeira? SDHUShdushd
    Ameeeeeeei o novo layout <3 Ficou a sua cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óun, claro que compreendo, Nana!
      Eu mesma tenho estilos que admiro, mas que sinto não combinarem comigo!
      Se você encontrar o meio termo, me avise!!

      Muito obrigada pelo elogio quanto ao layout! Fico feliz de verdade! <3

      Excluir
  5. É um estilo lindo! Fiquei encantada quando você me contou!! Não acredito que não tinha comentado ainda no post D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUSAHSAU!! Sem problemas!!
      O bom é que você curtiu - e eu agradeço o destaque! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...